Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

Quando o aluno aprende, mas não se torna uma pessoa melhor, será que o trabalho da escola foi incompleto e ineficaz?

           Assim escreveu o Ex-Diretor do Serviço de Orientação Pedagógica do Departamento de Educação de São Paulo e Assessor Técnico da Divisão do Ensino do SENAI de S. Paulo, Antônio D'ávila em seu livro Práticas escolares, na página 150:
“É evidente que também se aprende para o futuro, para exames, para guardar, para a vida, o que não destrói a verdade de que se quem aprende não se torna mais homem, mais sensível, mais apurado de inteligência, mais capaz de ações e de iniciativas e se utiliza do aprendido para fins anti-sociais , essa aprendizagem é falha, perigosa e indesejável.
A verdade dessa afirmativa deve constituir para o professor um lema pedagógico. Se o aluno aprende, mas não se torna melhor, mais hábil, mais disciplinado, mais cheio de ideal e de interesses superiores, o trabalho da escola é incompleto e ineficaz, social e moralmente.”
(D'ÁVILA, Antônio. Práticas escolares.- São Paulo: Saraiva, 1962.

10 comentários:

  1. Olá blogueira Eliane,
    Bem, após a precisa apresentação e debate caloroso em sala levantei um questionamento em torno da interogativa que torno da interrogativa postado no inicio desta produção textual, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizado na escola, a principio entendo o aprendizado é continuo e inacabado e de via dupla(educador e educando)na troca de conhecimento e saberes, após o que torna esses atores "melhor", precisaria entender em que sentido, melhor no desempenho e rendimento escolar atra'ves das notas, na disciplina, no trabalho em grupo, em valores sociais e humanos ou ainda como acrescentou o professor, no sentido de que forma esse sujeito faz uso desse conhecimento no meio social, enfim teminologia complexa dentro de sua diversidade,, no entanto deve de concordar que o trabalhoa eficiência e o fracasso escolar é um desafio e objeto de estudo para diversos estudiosos. Portanto, se e somente se a escola tem como missão preparar o aluno para uma reflexão critica, criativa e construtiva( socio-construtivismo)para um futuro próspero, não há futuro sem as metas da escola quanto as metas de auto-superação e de desenvolvimento pessoal e profissional de cada professor, de cada aluno, e da cada funcionário?!( o blog que estou preparando com a equipe tentará nortear está entre outras questões).
    De que forma o professor em sala de aula pode contribuir ou romper com a cultura do conhecimento pobre voltado para o "pobre" da escola pública?
    Eu sou Jailson um ser inacabado em seu próprio acabamento.
    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. O aprender é uma construção social, contínua e ao mesmo tempo de escolha pessoal.
    A escola é uma organismo vivo que participa desta construção, onde seus atores são pessoas que como todos os seres humanos ainda estão em processo de aprendizado, podendo assim contribuir beneficamente e negativamente na formação do educando.
    Não devemos atribuir culpa a escola se não visualizamos o modelo esperado de pessoas que desejamos ver na sociedade, mas atuarmos como educadores cônscios de sua parcela na construção da mesma, seja positivamente ou negativamente.

    ResponderExcluir
  3. Conforme debate em sala, eu afirmei que a escola deverá respeitar os valores,pois se homogeinizarmos todos num mesmo patamar, estaremos desconsiderando uns em prol de outros.
    Pois segundo BRANDÃO:
    A educação é uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam,entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade”
    (BRANDÃO, 2004 p. 10).
    Mariádne

    ResponderExcluir
  4. Segundo Paulo Freire, "ninguém educa ninguém,ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão".O que podemos entender é que a educação é um processo de intergração, de partilha, de troca de conhecimentos, valores, experiênciasentre de pessoas e, portanto,um processo coletivo,humano e solidário.

    ResponderExcluir
  5. As vezes acho que colocamos muitas responsabilidades na escola. A escola além de ser um espaço para a troca de conhecimentos através do processo de ensino aprendizagem, ela tem que educar seus alunos para serem cidadão, filhos e pais melhores entre outras coisas, eu acredito que a escola pode e deve contribui sim para a construção de um sujeito melhor, mais não ser culpada caso isso não aconteça. E não estou aqui eximindo a responsabilidade da escola nessa formação, mas sim dizendo que ela é uma parceira dessa formação. Pois acredito que seja importante que cada esfera da sociedade digo: Estado, família etc. possam contribuir para o crescimento da personalidade de cada sujeito e a escola deve ser parceira nesse crescimento, pois creio que isso faz parte da profissão docente.

    ResponderExcluir
  6. Hum Eli esta questão realmente intriga a todos.O que vem acontecendo atualmente é que a responsabilidade de lidar com as crianças passou dos pais para escola,e o que se ver com frequência é que quando não querem ter trabalho com a criança é hora de estudar.Ai é que está o real problema, os professores ja não tem tanta autonomia para le dar com essas crianças e em casa elas encontram limite, tornando assim a situação cada vez mais crítica, por que ele pode até aprender tudo sobre as disciplinas, no entanto não sabe o que é respeitar seus limetes e os dos outros.O mundo nesta hora é o melhor professor e em muitos casos já não ha mais volta, o que seria um trabalho em conjunto, escola e sociedade que envolve familia pode virar caso bem mais grave.

    ResponderExcluir
  7. A escola sozinha nada pode fazer! Como as outras meninas já disseram, o ato de educar requer um trabalho em parceria, ou seja, família, escola, governo e sociedade. Se uma pessoa aprende, mas não se torna uma pessoa melhor, não é culpa da escola, embora ainda não tenha entedido o que venha a ser "uma pessoa melhor". Estamos falando de ética, ascensão social, moral? A que esse autor estava se referindo? Tudo junto?! Em todo caso, não penso que a escola sozinha seja culpada.

    ResponderExcluir
  8. Infelismente temos mania de colocar um vilão em cada historia e nesta seria a escola,quando o aluno não aprende isso não significa que foi a escola, existe um contexto em que o aluno esta inserido,sua cultura ,sua forma de ver o mundo e uma educação que é a responsabilidade dos pais ou responsaveis que é a domestica pois a educação só acontecerá quando houver uma parceria entre os educadores e a familia.

    ResponderExcluir
  9. Maryádne muito sabiamente citou Brandão acima. Também concordo com o pensamento dele quando afirma que "a educação acontece em todo lugar".
    Não podemos pegar a responsabilidade pelo processo de formação do indivíduo e tranferí-la completamente pra escola. Vivemos em sociedade e a primeira célula desta é a família, então temos a religião, o clube e círculo de amizades em fim, estamos em constate aprendizado. A escola deverá oferecer subsídios para que o sujeito permeie estas e todas as outras instituições da sociedade com dignidade, respeito ao próximo e reconhecimento do seu potencial em relação às possíveis conquistas ao longo da vida.

    ResponderExcluir
  10. As discussões estão ótimas. Acredito que a escola tem sido uma instituição pouco preocupada em fazer uma pessoa melhor para a existência dela mesma e sim utilizando este "melhor" para a sociedade ou para os "big brothers" da vida. Não?

    ResponderExcluir